Descrição Exterior do Templo

Construída em terrenos baldios no sopé do cabeço da Eira do Moinho, local onde o povo se reunia para tratar das ceifas, (malhar o trigo, centeio e a aveia) mudou de configuração nos finais do séc.XIX com a construção da capela do Dianteiro.
A capela possui uma arquitectura sóbria e exibe características dos templos do séc.XIX. Com uma torre sineira rematada com quatro aberturas em arco, permitindo que o som dos sinos a arrebate, ou das horas proliferem por toda a aldeia, a torre é encimada por um galo que gira em feição dos ventos.
O portal com um bonito trabalho em cantaria é encimado por uma cruz trata-se de uma obra revivalista, de verga curva, é ladeado por duas pequenas janelas e encimado por uma janela circular rendilhada lobada. O remate da janela é formada por quatro semi círculos que se unem entre si (um quadrilóbulo), os motivos que a decoram são idênticos aos do pórtico. Na cumieira uma cruz para o remate da fachada, em cada lado dos beirais uma taça com a chama (muito usada no barroco) como se ilumina-se a cruz.
A porta lateral mais sóbria do que o conjunto da fachada principal, com umas linhas maneirista é rematada com um frontão interrompido que se desfecha com volutas decoradas com flores, prendendo ao centro uma cártula em que o rolo superior é furado por uma cruz.