Descrição Interior do Templo


O Templo é composta por dois corpos, nave e capela-mor, separadas por um arco cruzeiro.

No corpo da nave sobressai do lado esquerdo o púlpito em pedra lavrada, ao lado uma tela da Anunciação do Anjo à Virgem dos finais do séc.XVII. Nos flancos do arco cruzeiro estão colocados dois altares, sendo o da direita o de Santo António, e o do lado esquerdo dedicado à Sagrada Família, sendo a virgem Maria representada pela imagem de Nª.Sª. da Lapa, padroeira desta igreja.
Os altares laterais não apresentam qualquer retábulo, a sua simplicidade evidência a qualidade artística dos baldaquinos em pedra que encabeçam os altares que assentam sobre mesa do tipo “ de urna” em pedra onde se encontra simplesmente esculpida uma cruz. No altar da sagrada família uma mísula de pedra ao centro sustenta a imagem do Menino Jesus.
Junto ao altar de Santo António há um lampadário com um suporte de ferro forjado da autoria de Daniel Rodrigues, com motivos florais estilizados, dos finais do século XIX.
Ao fundo dois nichos (que são as janelas) que ladeiam a porta encontram-se as imagens de S.Mateus no lado direito, e no lado esquerdo de NªSª de Fátima junto á pia batismal.
Ao lado esquerdo das portas as pias de água benta recebem os crentes.